A Alvorada 1930-1938

A Alvorada 1930-1938
26/03/2024 Jorge

Nesse momento aparece uma nova geração de jovens colaboradores nas páginas da Alvorada. Os poemas, textos inspiradores e educativos compartilham espaço com denúncias de racismo, e o jornal se embarca numa campanha para a educação da raça negra.

Na década de 1930 chegaram a imprimir tiragens de mais de 3.000 exemplares. Isso significava que vendiam e distribuíam a maioria, já que era muito caro produzir e não podiam perder exemplares.

A Alvorada tinha um público consolidado e uma rede de distribuição muito ampla. Também faziam intercâmbio com outros jornais independentes do Brasil. A maioria da pequena imprensa se comunicava e trocava exemplares entre si. Essa era a maneira de criar associações dentro da imprensa negra nessa época.

Um discurso intenso recomendando a educação e a instrução como forma de vencer todos os obstáculos foi constante durante a década de 30, essa idéia toma forma com a Campanha Pró-Educação.

Essa nova geração era mais moralista, e as condenas à bebida, ao jogo, aos bailes e aos namoros sem regra dividiam espaço com os anúncios dos bailes e comunicados das Associações e Sociedades.

Os dois mundos, o da educação e o da festa, dividiram páginas, críticas e espaço. Já que as reuniões da Frente Negra se realizavam nos mesmos espaços dos bailes.  Nos anos 30 o Brasil teve uma certa prosperidade com o assentamento de uma nova classe burguesa, formada por comerciantes urbanos e os primeiros industriais. Mas a guerra de poderes no país e a ascenção do fascismo no mundo aceleraram mudanças na frágil economia e políticas brasileiras.

 



Tres!

São os habitos que deveis abandonar:

1 – O do alcool.

2 – O do jogo.

3 – O da dança em demasia.

Abandonando esses habitos e entregando-te a educação e instrução, terás dado um passo para o futuro teu e da tua familia.

NEGRO.

 


 

Juventude

Deveis deixar do cinema quasi todos os dias, é no cinema que conheces aventuras que te prejudicam.

Deveis deixar dos bailes em demazia, eles sérvem para te embrutecer e enfraquecer o teu físico.

Deveis abandonar o namoro em desregramento, ele só serve para diminuir tuas qualidades de virtude.

Envês de tanto cinema, tanto baile e tanto namoro procura estudar, cultivando o teu espírito, é  na instrução que vais encontrar a segurança do teu futuro e dos teus descendentes.

NEGRO.

 


Salve! Alvorada

Salve, aurora resplendente

dum porvir cheio de glorias !

Bussola de etiôpe gente

ao rumo doutras vitorias !

Passado que nunca mente,

velhas lides, transitorias,

hoje, és arca do presente

que arquivas nossas memorias,

A «Campanha de Educação»

que encetas, desassombrada,

para não ser desvirtuada

Deve vir do coração

da Raça, que escravisada,

foi pelo seu proprio irmão…

Rodolpho Xavier