Antonieta Avila saúda a Frente Negra Pelotense e convida as mães a participar da assembléia sa sede do Chove Não Molha e menciona os jovens entusiastas Miguel Barros e José Penny, e como numa profecia dizia que o esforço deles não mudaria a mentalidade geral e seriam velhos sem ver o seu sonho realizado.
Coluna da Legião Feminina
Frente Negra Pelotense
–
Eu te saudo, de coração, te saudo com toda força de minha alma, te saudo com todo o entusiasmo feminino.
Porque tu és o nosso amparo, tu és a nossa vida, tu és a nossa felicidade.
Tu para nós és tudo.
Negros e negras, alistem-se na Frente Negra, unam-se, ajudem essa força para progredir, animo e coragem. Não desanimar, lembrem-se que o entusiasmo é tudo e a força de vontade é ainda maior do que todas as cousas na vida.
Miguel Barros, José Peni, e outros não cansarão de trabalhar, enquanto não verem seus desejos, seus planos, realizados ; eles querem a felicidade da raça, o progresso, a cultura de ambos os sexos, que é o que não existe infelismente. mas, uma cousa eu vos digo, quando chegardes a compreender o verdadeiro caminho da felicidade ; da F. N. estes trabalhadores já estarão velhos, cansados, e sem esperanças.
Mas… oh ! não devem deixar chegar a este ponto, aproveitem este ensejo ao menos para os vossos filhos, para que sejam mais felizes. Deixemos de parte a vida alheia e mesmo cousas que não nos interessam. Vamos nos preocupar com a F. N. srs. Frentenegrinos.
Recomendo Força, Querer é poder.
«Frente Negra Pelotense» saudo-te, pois.
Antonieta G. Avila.
–
MÃES, que quereis ter filhos dignos, comparecei a Assembléa Frentenegrina, na tarde de 24, (Feriado) na séde do «Chove».
A Frente Negra Pelotense cria uma campanha para conseguir novos sócios, dentro do mais breve espaço de tempo.
A comissão encarregada da Legião Feminina, calculou em 100, as associadas já inscritas.
–
Para esclarecimentos, a F. N., sobre a Legião Feminina explica:
I – As Legionarias não pagarão contribuição.
II – Terão sua propria diretoria, completamente independente, pois temos capacidades, em nosso meio feminino.
III – Seu principal dever, é o de atenderem aos nossos pedidos para auxiliar moralmente o engrandecimento de nossa raça.
Circular de Frente Negra Pelotense ordenada pela diretoria depois da reunião do dia 6 de Outubro de 1934.
–
Pedindo colocar um quadro com as sua proclamação no salão cedido.
–
Um carta ao sr. Carlos Santos, convidando para ele ser um delegado da Frente Negra em Rio Grande.
–
Se encarrega ao tesoureiro regularizar o movimento das cobranças.
–
E em seção realizada no dia 13 a comissão da Legião Feminina, começou a criar as listas para a comissão de direção da associação.
–
Se discutiu a bandeira da Frente Negra, tendo sido apresentadas vairas sugestões, ficando aprovada uma, que no proximo numero daremos detalhes.
Convite e comentários sobre a reunião de instalação da Legião Feminina citando todos os oradores e personalidades relevantes que participaram do ato.
Ano XXVII – Pelotas, 4 de Novembro de 1934 – N. 27
Campanha Pró-Educação
O Sucesso da Assembléia de Instalação da Legião Feminina
da F. N. P., marcou indelevelmente mais uma etapa frentenegrina.
– O que foi essa admirável reunião. –
Na tarde de 24, apezar do equvoco que havia a respeito desse dia, isto é, se era feriado ou não, grande afluencia de senhorinhas, senhoras e senhores para assistirem a reunião para a fundação da nossa seção feminina.
Ás 15 1/2 horas, foram abertos os trabalhos, pelo nosso presidene sr. Valdemar R. da Silva, que convidou o digno frentenegrino sr. José Auto Ferreira, acatado presidente do «Chove», para presidir a seção.
A seguir o sr. Miguel Barros, que secretariou, disse da finalidade daquela reunião, fazendo depois a leitura da chapa para a Diretoria da Legião Feminina, sendo todos os nomes aclamados por unaminidade.
…
Por falta da presidenta srta. Silvina Machado, tomou a direção da mesa a srta. Judite Carvalho, que cedeu a palavra a srta. Jandiria Cardoso, que fez leitura dos «deveres das Legionarias».
Falou depois o sr. José Auto Ferreira…
O tesoureiro da Vanguarda Frentenegrina, sr. João Bernabé, com solidas palavras, disse da compreenção que devem ter os membros da nossa raça, para o nosso fortalecimento.
O nosso diretor geral sr. Fernando Vargas,…, deixou bem clara, a necessidae do programa frentenegrino, ampliado, naquele momento com a creação da L. F.
O sr. Falcão, incentivando o progresso da F. N., disse que iria tratar de conseguir para nós, tambem a séde da S. M. União Democrata, para quando quisessemos nos reunir.
O nsso tesoureiro sr. Alberto Sousa, discursou, congratulando-se co, seus companheiros, de campanha idealista.
…
A srta. Antonieta Avila, oradora da Legião Feminina, disse sentidas palavras comparando a F. N., á mãe amantissima que zela pelo futuro de seus numerosos filhos, dos ques a maioria, vive afastada do verdadeiro caminho.
…
O sr. Joaquim Cardoso, presidente da Vanguarda, cotou varios casos preconceituosos, clamando para que a raça não procure obscurecer essas verdades, para que realise suas aspirações.
Todos os oradores, foram muito aplaudidos, tendo a srta. presidenta da seção, encerrado os trabalhos sob fartos aplausos.
Frente Negra Pelotense
A grande sessão de Assembléa
– Proclamação da Diretoria –
– Comité Feminino –
– Titulos honorificos –
Realisou-se no dia 15 do corrente na séde do «C. C. Chove e não mólha» a grande sessão de Assembléa Geral, da util organisação social Frente Negra Pelotense. Perante numerosos presentes enre os quais muitas senhorinhas e representações sociais, o sr. Carlos Torres, declarou aberta a sessão, convidando o sr. Joaquim Cardoso, vice-presidente do «Chove» para presidir a Assembléa. Após o frentenegrino Miguel Barros, falou sobre as finalidades e vantagens da «Frente» cujas apreciações e comentarios mereceu geral agrado. Pelo mesmo sr. foi lido os estatutos, os quais após alguns apartes foram aprovados em primeira instancia. Passando se a leitura das atas, foram as mesmas aprovadas. Falou nesse momento o socio fundador das Frente Negra, o inteligente sr. Ildefredo Avendano que tendo que retirar-se agradeceu em bélo improviso, o acolhido que tivera no seio de uma raça diferente em côr, mais igual, perante a Humanidade civilisada. O seu bélo discurso provocou entusiasticos aplausos que se profugaram até a sua retirada do recinto.
Pelo sr. pte. foi apresentada a chapa oficial da nova diretoria, a qual mereceu um aparte do sr. José M. Falcão que propunha, fazer-se permuta de cargos entre o presidente e o 2o tesoureiro . Pósta em votação tal proposta, em vistas das declarações dos candidatos não foi aceita, sendo então, pela Assembléa, aprovada unanimente a chapa oficial e em seguida com vivo entusiasmo dos circunstante foram os novos membros empossados. É a seguinte a nominata : Presidente :
Valdemar Rodrigues da Silva, (funcionario postal, federal) ;
Vice-presidente : Julio Ribeiro Julio (operario) ; Secretario Geral : Humberto de Freitas (operario) ; Secretario auxiliar :
Juvenal Pás da Silva (operario) ; Tesoureiro : Alberto Sousa (funcionario bancario, federal) ; 2o Tesoureiro : Carlos Torres (industrialista) ; Diretor geral : José A. F. da Silva (funcionario bancario) ; Diretores : Saul Orlando Batista (funcionario da Prefeitura), Isidoro Lima (ex-comerciante da praça), Ivo Porto (operario).
Após foram consideradas socias protetoras da F. N. P. as seguintes sociedades e jornais : «A Alvorada», «C. C. Chóve e não mólha», «S. R. Depois da Chuva», e «C. C. Fica ai p’ra ir disendo», cujas sociedades muito tem contribuido para a F. N. P. cedendo suas sédes gratuitamente para sessões e outros mistéres.
Foi criada a «Legião Feminina Frentenegrina». Tendo todas as senhorinhas presentes aderido expontaniamente. Dada a palavra ao sr. secretario Humberto Freitas, este explanou a situação verdadeira da Raça, abordando palpitantes assuntos, sendo ouvido atentamente pelos ouvintes que o aplaudiram prolongadamente. Antes de iniciar sua palestra, o sr. Secretario propôs que se lançasse um voto de louvor ao brilhante frentenegrino sr. José Peni, digno representante da F. N. P. em Porto Alegre e iniciador da «Campanha pró Educação» nas colunas da «A Alvorada».
A Assembléa, tambem aprovou um voto de louvor e agradecimento ao velho trabalhador sr. Juvenal Peni, sendo considerado socio protetor.
Após o sr. Valdemar Rodrigues encerrou a sessão, debaixo de entusiasticos aplausos.
Candidaturas para
eleição da diretoria da Frente Negra Pelotense
–
Realisam se como de praxe nos meios frentenegrinos, as eleições para escolha dos novos dirigentes da conceituada sociedade educacional, cujo futuro brilhante dependerá do estoicismo dos atuais pioneiros que, com uma perseverança digan de admiração vão conquistando dia após dia, novas e brilhantes vitorias !
Para serem sufragadas, no proximo pleito foram apresentadas as seguintes candidaturas :
Presidente : José Auto Ferreira da Silva ; Vice : João Batista Bernabé ; Secretario-Geral : Alberto Sousa ; 2o Secretario : José Maria da Silveira Falcão ; Tesoureiro : José Gomes Falcão ;
Adjunto : Lourival Lonchang ;
Diretor-Geral : Carlos Falcão ;
Conselho : Rodolfo Xavier, Armando Vargas e Humberto de Freitas.
Serão indicados para representantes da F.N. P.
Em Pedras Altas: (Falta indicação) , Em Cacimbinhas : Tte. João Bueno ; Em Porto Alegre : Academico José Penny ; no Norte do Paiz : Bacharel e Pintor Miguel Barros.
Avante, negros romeiro do progresso e da instrução.
O dia de amanhã e dos que aprender hoje.
Trabalhemos sem descanço, mas deixemos aberto o templo do saber para nossos filhos.
Não vedes o Brasil como está ?
É o analfabetismo que ompéra.
Os nossos filhos não permitirão que amanhã nos queiram tambem civilisar… porque tendo escolas onde o preconceito de côr e de classe não seja uma verdade terñøa orgulho de nós que lhe deixamos como unica fortuna – a ESCOLA !
Pelotas, novembro de 1933.
Notícia da Delegação da Frente Negra em Cacimbinhas.
O Tte. João Bueno comunica o ingresso de novos sócios: os srs. André Brisolara Cardoso, Amaro Garcia, João Batista Soares, Celso Brisolara Cardoso, Ramiro da Cunha, João Antonio Bueno e Pedro Hilario de Araujo.
Na convocação para a Congregação Geral, Domingo, 21, às 15 horas no Chóve não Molha onde entre outras atividades e palestrantes estaria José Penny comentando desprestígios publicados no Almanaque Guaraina, bem assim como de outros jornais. Essa era uma das suas atividades preferidas, buscar na imprensa ofensas e escrever cartas.
A Alvorada anima os espíritos negros com capas especiais, a Frente já leva um tempo existindo e o 13 de Maio é o dia perfeito para mostrar a força dessa união numa grande passeata, na páginas do jornal se publica os participantes e convida todos à passeata.
Grande Passeata Civica
–
Comemorando a data nacional de 13 de Maio, a patriotica Frente Negra Pelotense, realisará neste dia, uma imponente passeata cívica para a qual estão sendo convidadas todas as associações locais, para comparecerem a esta manifestação grandiosa. Entre as sociedades que comparecerão, constam-nos as seguintes: Juvenil, America, Vencedor, Universal, Democrata, Lusitano, Chove não molha, Fica ai p’ra ir disendo, Depois da Chuva, Quem ri de nós tem paixão, Está tudo cérto, Democratico, Forte da Graça, Liga F. José do Patrocínio, União Beneficiente, S. M. União Democrata, e varias outras sociedades, as quais far-se-ão representar com os respectivos estandartes, bandeiras ou simbolos.
Abrilhantará a festa que estará magnifíca, 3 bandas de musicas. A manifestação sairá da séde do «Chove e ão molha», á rua Dr. Cassiano entre ruas : Anchieta e Felix da Cunha.
Após a formidavel passeata, na qual tomará parte o povo, afro Brasileiro de Pelotas, realisa-se solene sessão civica, durante a quasl falarão varios oradores, representações oficiais, imprensa, etc.
Ás oito horas da noite, o grande desfile, se movimentará, percorrendo o trajéto já organisado.
Campanha Pró-Educação
O dia 13 de Maio
–
As comemorações que se realisaram em Pelotas – A Frente Negra
– As homenagens das sociedades etiopicas locais – O Rotary Club
– Partida inter-municipal – Os jornais – Varias nótas.
Vibrante e entusiasticas foram as comemorações que se realisaram em Pelotas, e quiçá em todo o Brasil, na gloriosa data de 13 de Maio. De todas as partes do Paíz, chegaram-nos notícias de que se revestiram de grande brilhantismo as solenidades em homenagem a data da abolição da escravatura.
Imponentes, manifestações, grandiosos comícios civicos, pompósas sessões solenes, realisou-se por ai a fóra, numa demonstração expressivam do sentimento de brasilidade do nósso povo. Tocante e verdadeiramente digno de nóta, foi o gésto patriotico da egregia Camara Municipal do Distrito Federal, decretando feriado, o dia 13 de Maio. O povo Etiópico do Brasil vibrou com essa notícia, porqeu o dia da abolição da escravatura, é para nós, negros, uma data sagrada, assim como representa para o povo em geral do Brasil, o dia da fraternidade brasileira !
–
Conforme fóra anunciado pelas nóssas sociedades de radio, no domingo 12 do corrente, à noite, uma grande Comissão da Frente Negra Pelotense, composta dos srs. Joaquim Pedro Cardoso, Alberto Souza, Humberto de Freitas, Valdemar R. da Silva, Fernando Vargas, José Gomes Falcão, Valdemar Gonçalves da Silva, José M. da Silveira Falcão e Carlos Falcão, realisaram uma peregrinação, visitando as sociedades etiopicas locais.
A primeira a receber a visita, foi o C. C. Está tudo certo, discursando os srs. José M. Falcão e Alberto Souza.
Logo após a caravana dirigiu-se a séde do C. C. Chove e não molha.
Com o salão regorgitante de exmas. familias, na hora aprasada, usou da palavra em belo e tocante improviso o sr. José Augusto Ferreira da Silva, que saudou a Raça Preta, representada na lusidia, brilhante e entusiasmada delegação da Frente negra. Respondendo em seguida, em nome dos descendentes da gloriosa raça de Tobias Barreto, o sr. Humberto de Freitas, secretario geral da F. N. P. que proferiu aplaudido discurso civico-racial.
Continuando a peregreinação frentenegrina, a comissão visitou a séde do C. C. Fica ai p’ra ir disendo, que por motivos de não haver festas naquele dia, delegara alguns de seus dirirgentes para receber as caravanas da Entidade maxima dos negros.
Rumando após para a séde da S. R. Depois da Chuva, ali, discursou sempre aplaudido pela grande assistência, formada por exmas. familias e desenas de cavalheiros, o sr. Humberto de Freitas.
E, terminando a sua brilhante missão foi grande a comissão da Frente Negra, até a séde do G. R. Democratico, onde o E. C. Juvenil, realisava esplendoroso baile, oferecido a missão do Niteroi F. B. de Bagé. Ali, discursou de maneira brilhante, o frentenegrino sr. José Maria Falcão, que começou saudando aos irmãos bageenses, ao veterano juvenil, e terminando, fasendo finda apologia da magna data.
Em todas as sociedades os oradores da F. N. P. concitavam as respectivas diretorias, a conservar – em homenagem a data de 13 de Maio – em suas sédes, as bandeiras hasteadas ao mastro.
–
Dia 13 de Maio ! No horisonte um sol igual ao do domingo 13 de Maio de 1888, surgia, soberano, esplendente e espalhado pelo Brasil os raios aurificos da Liberdade!