Aniversário do jornal A Alvorada 1936

Aniversário do jornal A Alvorada 1936
28/03/2024 Jorge

1936

Vencendo uma luta titanica!

Galhardamente combatendo os mil e um obstaculos que se antepõe ao curso progressivo do jornalismo periódico, a «Alvorada», com grandes, mas golriósos sacrificios, completa hoje os seus 29 anniversarios de publicidade, vencendo assim, gradativamente, uma luta titanica que só nós a conhecemos. Não fosse estar o nosso jornal, apoiado no idealismo dinamico do seu atual proprietario e fundador, sr. Juvenal Morena Penny, e a «Alvorada» não mais existia. A crise mundial apavorante e a má vontade ou incompreensão de muitas pessôas de espirito derrotista, são elementos infensos ao progresso deste semanario, sempre pronto, no entanto, a defender os interesses do povo, da Patria e da Raça !

Poucos são os que se interessam pela vida do jornal, auxiliando-o moral e materialmente.

A maioria, alheia ao curso progressista do meio ambiente, só divisam as banais secções humoristicas, nas quais , muitas vezes o bom humôr, cede lugar, as questões pessôais, fatos estes que nem sempre a direção do jornal, póde evitar, dada as circunstancias especialissimas da situação.

Só quando nos falta qualquer coisa de util, de insubstituivel, de agradavel, é que avaliamos com inteira justiça, o seu valor.

Assim acontece com o jornal.

Quando a «Alvorada» deixa de sair a luz da publicidade, abre-se nas fileiras do povo afro e da sociedade pelotense, um enórme vacuo.

É porque umavez desaparecido o unico jornal dos negros e dos humildes, fica virtualmente calada, a voz da raça e do povo produtor.

Dai, ser um dever de todos amparar este velho, antigo e infatigavel orgão critico, literario, humoristico e noticioso, que hoje com mais vigôr, defende um programa idealista que foi traçado de com as maiores necessidades da Patria e da Raça.

Não é o tamanho do jornal que o faz grande. Grande é o minusculo jornal que léva aos lares, ás comunas do Paiz, a palavra da Verdade e do Direito !

Nas colunas deste jornalsinho, brilharam as penas fulgurantes dos saudosos; Dr. Juvenal Augusto da Silva e Antonio Baobad, e outros. Depois os nossos amigos Virissimos Alves, Dr. Durval M. Penny (também fundador da «Alvorada»), Alvaro Campos, e ultimamente Dario Nunes, José Penny, academico de Engenharia, e Miguel Barros, distinto pintor conterranêo, atualmente em Fortalesa no longinquo estado do Ceará.

Conta ainda este hebdomadario com as brilhantes penas dos ilustrados e assiduos colaboradores srs. Rodolfo Xavier e Armando Vargas, que desde 1907, honram-nos com suas produções; Balduino de Oliveira, o poeta e inspirado cultor dos vérsos livres;  J. Gonçalves, moço inteligente e que produz delicados sonetos; e entre outros, colaboraram aqui assiduamente os srs. Valter M. de Oliveira, Raimundo Anselmi (Pichilin) e a distinta professôra d. Maria Luiza Santos Torres.

Ao registrar o seu 29o aniversario, á «Alvorada», rejubila se com os seus amigos, assinantes, anunciantes e colaboradores, fasendo vótos que esta data se reprodusa por muitos anos mais, para a gloria de todos os que labutam neste jornal em beneficio da Sociedade, da Patria e da Raça Brasileira !

Atualmente, e em carater interino, está á frente desta redação, o nosso amigo e colaborador sr. Humberto de Freitas.