Etnia, raça, cor

Etnia, raça, cor
26/03/2024 Jorge

Era o momento de superar os estigmas do passado e criar uma imagem positiva do Negro, e através da educação e da união política se organizar para atingir os objetivos da Raça.

 

ETNIA

Cor não é a mesma coisa que raça. Raça é uma construção social. A raça e os seus ressentimentos somente existem nas sociedades onde há uma hierarquização das populações. A etnia pode ser definida como uma coletividade socio-cultural, com cultura própria manifestada através de costumes e língua.

O racismo é uma desigualdade fundamentada nas diferenças biológicas.

…(1999)

 

Não há identidade em si, nem unicamente para si, a identidade existe sempre em relação a uma outra.

Existimos quando nos relacionamos, o contato com outras pessoas nos da vida.

Se dizia que o negro tinha sangue de Judas, tinha sangue de gato, e por isso era perigoso.

Mas a realidade é que o negro não era bem visto, nem tinha boa imagem, custou muito ser aceito.

Uma das mais famosas costumes era a de utilizar pó de arroz para clarear a pele de alguns jogadores para poder participar nos jogos de futebol oficiais, ficou conhecida como a liga «Pó de Arroz».

Chamar alguém de «Negro» ou «Negra» sempre era tomado como uma ofensa, Rodolpho Xavier como sempre definiu o tema com precisão. mas foi com a nova geração, estudiada e entusiasta da sua negritude que o discurso afirmativo ganha força.

 


Negro

Diferentes maneiras de entender a palavra negro como ofensiva, o sr. Juvenal condena na sua coluna uma vizinha por chamar outra de negra, e Miguel Barros anima a ver a palavra negro não como uma ofensa, mas como uma realidade que devia ser motivo de orgulho.


– Pesquei –

Pesquei a jovem Maria Silva moradora na Vila Palmeira, á rua Riachuelo, chamar a senhorinha Matildes de negra.

Mocinha, isso não se faz, mesmo que não é branca e dá um frisante demonstração do alto grau de cultura e educação que possue.

É necessario deixar esse pedantismo proprio dos ignorantes e mal educados, procure ler obras educacionais, que verá desaparecer da vossa mente esse espírito vaidoso, que lhe faz até esquecer ser decendente da valorosa raça.

DR. PESCADINHA.


MARCHA

A palavra Negro, ainda alguns a recebem como um grito de despreso e de infamia.

É a afirmação da nossa propria individualidade.

Não nos ofendamos por sermos tratados pela espressão do que somos.

Orgulhemo-nos de nosso ser, como fundamento de nosso amôr á raça que pertencemos.

Creoulo Leugim