A Alvorada 3 - José Penny

Na década de 1930 A Alvorada passa por um dos seus momentos mais importantes na sua longa trajetória. Nesse momento um jovem José Morena Penny, primogênito do senhor Juvenal M. Penny, desponta como um dos colaboradores mais ativos que junto com uma nova geração de jovens negros crescidos numa sociedade que dava os seus primeiros passos na industrialização e na mudança do seu sistema econômico e político.

Essa nova geração vem cheia de orgulho da sua negritude, com um discurso afirmativo e apostando pela educação como forma de vencer todos os preconceitos.

Impressiona ver que muitos dos textos poderiam ser publicados hoje em dia e seguiriam sendo atuais, mas também é necessário falar do papel da mulher na sociedade nesse momento e a evolução dela dentro da Alvorada.

Esse terceiro livro conclui a trilogia sobre A Alvorada, contando parte da história do meu avô José Penny e das campanhas pela educação criadas por ele, ou sobre a fundação da Frente Negra Pelotense, ou sobre o importante I Congresso Afro-Brasileiro, momentos que ajudaram a definir o negro na sociedade brasileira