Baltimore

No sul do Brasil, na cidade de Porto Alegre, o Baltimore foi o cinema mais importante do bairro Bom Fim durante muitos anos. Situado na Avenida Osvaldo Aranha, de estilo Art Déco, fundado em 1931, fechou as suas portas no ano 2000. Logo o apetite imobiliário e o descaso conseguiram fazer que o prédio histórico fosse demolido e construído no seu lugar uma torre desproporcionada de locais comerciais.

O Baltimore na verdade eram várias salas de cinema, quando eu era pequeno existiam dois e o Bristol, que no início era um salão de baile e em 1970 se transformou em espaço cult. Reformaram e aumentaram o número de salas, mas a chegada dos Shopping Centers e das novos cinemas protegidos do “exterior” acabou com a experiência de ir no cinema de rua, de antes ou depois de brincar no parque da Redenção e fazer um lanche na Lancheria, ou comer pipoca doce, ou fazer um piquenique.

O cinema Baltimore fez parte da minha infância, adolescência e da minha vida de adulto. Essa memória é o meu homenagem sincero a este templo da alegria e diversão.

Muito obrigado Baltimore.